"Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme necessidade e assim transmita graça aos que ouvem". (Efésios 4:29)
Elas podem machucar ou consolar. Elogiar, se forem sinceras; bajular, se forem falsas. Existem pessoas que têm facilidade com as palavras e discursam tão bem que chegam a encantar quem as ouve. O problema reside no teor das palavras.
Quando ouço eloquentes oradores (políticos em campanha ou advogados no tribunal), vejo que eles têm formas de transmitir suas mensagens com palavras escolhidas para produzirem emoções e criar várias interpretações. Esses discursos tão bem elaborados, em alguns momentos, nos convencem e nos levam a julgar e classificar pessoas apenas com base nas belas palavras.
Em outra ocasião, encontramos essa mesma pessoa em uma discussão ou escândalo e as palavras são outras: obscenas, indecorosas, agressivas ou, ainda, em determinado instante maliciosas e carregadas de intenções condenáveis. A palavra torpe significa justamente isto: indecente, indecoroso, obsceno, nojento e desonesto. Palavras mentirosas, maliciosas, ofensivas, ditas em momentos de raiva ou despeito ferem, magoam ou mancham a reputação de pessoas inocentes.
Antigamente dizia-se que uma vez proferida a palavra, nem montado em um raio podemos alcançá-la, ou seja, o que foi dito não tem retorno. Vigiemos nossas palavras; elas testificam o que está em nossa mente e coração.
Podemos não ter uma boa oratória, mas sabemos dizer palavras boas que consolam e edificam vidas. Caso não as conheça, leia a Bíblia e peça inspiração ao Espírito Santo. Como um bálsamo para a alma cansada e o coração ferido é a palavra de conforto. Semelhante ao frescor da água límpida que lava e refresca é a palavra de perdão para a alma.Igual ao óleo da unção é a palavra de sabedoria.Como o vinho da alegria é a palavra de incentivo. E como luz nas trevas é a Palavra de Deus. Falemos boas palavras, todos os dias e a qualquer hora. E que Deus nos abençoe.
Fonte: Momentos com Deus (SBN Editora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário