segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A descisão de seguir a Cristo



Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
1° Reis 18:21.

A figura usada por Elias para representar a indecisão de seu povo em seguir a Deus foi bastante forte. Ele tinha razão, pois poucas coisas podem ocasionar maiores problemas ou prejuízos para uma pessoa do que a falta de vontade ou de coragem para tomar uma decisão. Se nos negócios ou na vida profissional a indecisão pode representar perdas de ganho ou prejuízo, em se tratando de escolhas espirituais as implicações são muito sérias, pois pode levar a perda da vida eterna. Conta-se que certo homem, em face das necessidades que se abateram sobre o país onde nascera, se viu obrigado a ir para outro lugar para sobreviver.  Aconteceu que estando nessa nova terra, os dois países entraram em guerra.  Agora o pobre homem se viu diante de um terrível dilema.  Qual dos dois países iria defender? Um lado era muito importante para ele, era sua terra natal. Como qualquer um de nós, ele amava muito o seu país. Mas o outro lado era exatamente o país que abrira os braços para acolhê-lo quando mais necessitava.
Que dilema! Quão difícil era tomar uma decisão. Foi então que teve uma ideia que achou que seria genial. Fez uma roupa especial. A camisa tinha as cores de um país e a calça, as cores da bandeira do outro país. Resultado, ao sair de casa foi metralhado pelos adeptos dos dois países. Cada um atirou nas cores do outro. Em se tratando de decisão espiritual não existe neutralidade. Você não pode se posicionar em cima do muro e dizer que não é a favor nem contr. Jesus mesmo disse: Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não se ajunta espalha (Mateus 12,30). É muito significativo o que Jesus dizia a todos: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse salvara." (Lucas 9:23 e 24). Para tomarmos decisões importantes precisamos de coragem. Mas vale a pena, especialmente se a decisão redundar em vida eterna. 

Presbítero José Cosme

Nenhum comentário:

Postar um comentário